Porque o brasileiro está vivendo mais segundo o IBGE?
Os números recém-formados pela pesquisa do maior Instituto de Geografia do Brasil, mostram que a longevidade do povo brasileiro aumentou. A expectativa de vida no país agora é de 76,3 anos, um aumento de 0,4% – ou 3 anos e 4 dias a mais – na comparação com os dados de 4 anos atrás.
Mulheres e catarinenses vivem mais
Fato histórico mais uma vez confirmado, as mulheres ainda vivem mais que os homens. A expectativa média de vida da parcela feminina da população é de 79,9 anos, contra 72, 8 para o homem brasileiro. Ocorrências mais comuns entre a população masculina – como homicídios, acidentes de trânsito, entre outras causas externas – explicam esta diferença, já que os mesmos estão mais submetidos a esses perigos, como defende essa pesquisa aqui.
Quando falamos em questões geográficas, o brasileiro que mais vive é o catarinense (79,4 anos), seguido pelo capixaba (78,5), paulista e brasiliense (ambos com 78,4).
Reflexo na aposentadoria do brasileiro
Um dos efeitos práticos do aumento da expectativa de vida no Brasil incide sobre a aposentadoria. Como o fator previdenciário pode ser calculado a partir da expectativa de sobrevida da população, quem não solicitou o benefício até 30 de novembro de 2019 terá o valor reduzido em 0,64% na comparação com quem pediu até esta data. Para não ter problemas com a redução do valor na aposentadoria quando solicitada, cada brasileiro precisará trabalhar, em média, cerca de 60 dias a mais.
Melhor prevenir, do que remediar…
Neste cenário, contratar um plano funerário é ainda mais vantajoso, ao se tornar parte de um planejamento completo feito pela família. Com os seguros do Proteção 247, você garante o apoio necessário em casos de uma perda inesperada na família, se prevenindo de altos gastos que um funeral acarreta (isso pode até mesmo destruir o financeiro da sua família).
Ficou alguma dúvida?
O campo abaixo é seu!