Também conhecido como azeitona preta, ameixa roxa, jambolão, baga de freira ou guapê. O Jamelão é uma árvore de grande porte, que possui o nome científico Syzygium cumini.
O Jamelão tem como fruto uma espécie de bagas, são bastantes semelhantes a azeitonas pretas, os frutos do Jamelão podem ser consumidos ao natural ou na forma de compotas, vinho, vinagre, geléias, licores e entre outros. Sua composição é rica em fósforo e vitamina C e também em taninos e flavonoides. Esses compostos são essenciais para o combate de doenças cardiovasculares e câncer.
Os benefícios desta planta não se retém apenas nos frutos, pois a casca do caule possui propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e anti diabéticas, já folhas apresentam ação hipoglicemiante.
Principais benefícios
Fruta
Por possuir na sua composição taninos, flavonóides, vitamina C, e fósforo, a fruta apresenta grande ação antioxidante, hipoglicemiante e anticancerígena. Portanto, pode ser usada para auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes.
Casca do Caule
A casca do caule pode ser utilizada para o tratamento de diabetes e para diminuir processos inflamatórios, pois na sua composição há uma grande quantidade de agentes anti-inflamatórios, hipoglicemiantes e anticancerigenos.
Folha
O extrato da folha do Jamelão possui ação antiviral, anticarcinogênica, antibacteriana, antialérgica e anti-inflamatória. Além disso, as folhas apresentam propriedades hipoglicemiantes, por esse motivo podem ser utilizadas na manutenção da glicemia.
Outra ação importante desempenhada pela a folha do Jamelão é a prevenção do envelhecimento e o fortalecimento do sistema imune, devido às propriedades antioxidantes presentes na sua composição. Além de tudo, a planta também melhora e combate os sintomas de desregulação intestinal como diarréia, prisão de ventre, gases intestinais, cólicas e problemas no estômago e, também, no pâncreas.
Como utilizar
Existem duas formas de usar e usufruir dos benefícios do Jamelão, a primeira maneira é através da ingestão do fruto e a segunda forma é por meio de chás preparados a partir das várias partes da planta, como as folhas, o caule ou as sementes.
Contraindicação
O uso em excesso do Jamelão é contraindicado para mulheres que estejam grávidas ou em período de amamentação. Pessoas que possuem diabetes o uso não pode ser feito de forma excessiva, pois deve ser realizada a monitorização dos níveis de açúcar no sangue para que, assim, não ocorra uma hipoglicemia.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.