Tem sentido dor do lado esquerdo abaixo da costela? Saiba que essa condição pode ser sinal de alguma infecção, inflamação ou uma ferida em algum órgão do seu corpo que está justamente deste lado.
Os órgãos que estão do lado esquerdo são: coração, pâncreas, estômago, pulmão, rim esquerdo e baço. Essa dor pode ser sinal de gastrite, costocondrite ou mesmo pedra nos rins.
Quando há sinal de anormalidade, a dor do lado esquerdo abaixo da costela pode ter início de repente e provocar outros sintomas como vômitos, vômitos, atrapalhar a respiração e a dor pode progredir quando o afetado se movimenta, tosse ou espirra.
Apesar disso, a condição também pode indicar problemas respiratórios e caso seja grave, pode ser indício de um infarto. Por isso, é fundamental procurar um médico o mais rápido possível se a dor persistir por 2 ou mais dias.
Causas principais
A dor do lado esquerdo da costela tem as principais causas como:
1. Costocondrite: trata-se de uma inflamação da cartilagem que faz ligação da costela ao esterno — osso localizado no meio do peito que sustenta a clavícula e a costela.
Essa condição pode surgir por causa de uma infecção, artrite ou trauma físico, gerando sintomas similares a um ataque cardíaco, pois pode provocar sensação de pressão na costela, dor aguda no lado esquerdo do peito, dor em mais de uma costela e também no momento em que a pessoa espirra ou tosse.
Neste caso, é ideal que a pessoa nessa situação faça repouso, aplique uma compressa no local em que a dor persiste e não faça esportes, pois pode agravar o sintomas.
Caso sinta dor que irradia diretamente para o pescoço ou braço, ou mesmo falta de ar, é necessário procurar um médico o mais rápido possível para avaliar e indicar o melhor tratamento.
2. Pericardite: trata-se de uma inflamação no pericárdio que nada mais é que uma membrana do nosso corpo cheia de líquido que está vinculada ao coração.
Essa causa pode surgir originando-se de uma pneumonia ou tuberculose, artrite reumatóide, lúpus, radioterapia no tórax e uso frequente de uso de medicamentos como fenitoína, hidralazina ou fenilbutazona, por exemplo.
Dito isso, deve-se procurar um cardiologista para receber o tratamento correto e em casos mais graves, o especialista recomenda fazer uma cirurgia chamada pericardiocentese.
3. Pancreatite: trata-se de uma inflamação no pâncreas que nada mais é que uma glândula situada no estômago e fica responsável pela produção de enzimas digestivas e hormônios como insulina, glucagon e somatostatina.
Esse problema pode ser origem do consumo de bebidas alcoólicas e também por infecções virais, como caxumba ou sarampo, fibrose cística, pedra na vesícula ou uso de remédios como liraglutida, losartana ou corticoides, por exemplo.
Caso o sintoma persista, deve-se procurar um clínico geral ou gastroenterologista para que o profissional interne o paciente e dê início ao tratamento adequado.
Leia mais: Você sabe o que é Adenite?
4. Pleurisia: trata-se de uma membrana que é envolvida nos pulmões e quando inflamada, pode causar dor do lado esquerdo abaixo da costela, e o sintoma pode piorar caso espirre, tussa ou sinta falta de ar.
Esse sintoma pode ser desenvolvido por uma pneumonia bacteriana, viral ou fúngica, infarto pulmonar ou câncer no pulmão.
Ao sentir os sintomas deve imediatamente procurar um pneumologista ou clínico geral para ser indicado o tratamento mais adequado. O profissional também pode indicar broncodilatadores para ajudar melhor na respiração, diminuindo a falta de ar.
5. Pedra nos rins: a famosa pedra nos rins é causada pela baixa ingestão de líquidos e consequentemente, os depósitos de cálcio e sal se unem e formam as pedras nos rins, o que impede a passagem da urina e causa fortes dores no fundo das costelas.
A pedra nos rins geralmente surge em adultos, mas também pode aparecer em crianças, causando náuseas, vômitos e febres de 38ºC.
Neste caso, deve procurar um atendimento médico hospitalar para que seja feito o tratamento, podendo ser indicado cirurgia, como litotripsia, ureteroscopia ou nefrolitotomia, para remover as pedras em pedaços que não conseguem ser eliminadas pela urina.
6. Gastrite: a gastrite é uma condição que afeta muitos brasileiros e é conhecida por gastrite leve, moderada e grave, causando fortes dores, náuseas, vômitos e pode ser provocada ao ingerir alimentos que irritam o estômago. Essas dores são causadas por causa de uma inflamação que acomete o estômago.
A gastrite é provocada por causa da bactéria H. pylori, ou uso de medicamentos antiinflamatórios, pois acomete o revestimento do estômago. O uso excessivo de álcool também está relacionado.
Um gastroenterologista pode ser procurado e o medicamento como omeprazol é indicado ou similar, mas para a melhoria dessa patologia é necessário o uso de alimentos leves que não irão irritar o estômago e evitar frutas cítricas.
Leia mais: Quer emagrecer? Confira essas dicas de café da manhã!
E como o Médico na Tela pode te ajudar?
Para maior qualidade e praticidade, contamos com o Médico na Tela. Este atendimento trata-se de um serviço oferecido pelo nosso Proteção 24/7, um produto exclusivo em parceria com a SulAmérica.
No Médico na Tela, você tem a liberdade de agendar uma consulta médica com médicos de diversas áreas da saúde no conforto da sua casa ou de onde estiver, no horário que precisar.
Você conta com benefícios associados ao plano e pode incluir beneficiários como seus dependentes.
Tem interesse em saber mais sobre o Médico na Tela? Clique aqui e fale com um dos nossos consultores.