A consulta on-line tornou-se mais comum durante o COVID-19, com as práticas do NHS tentando equilibrar a proteção de pacientes e funcionários, continuando a fornecer o suporte e os cuidados necessários.
Mas o que é uma consulta on-line? Esta atividade pode ser definida como “onde você preenche um formulário online ou fala com alguém online sobre um problema de saúde ”. Há muitos benefícios para você e sua prática em usar consultas on-line, e vamos explicá-los à medida que avançamos.
Como em tudo, existem alguns tipos diferentes de consulta on-line. Alguns são principalmente caixas de texto livres, enquanto outros podem ter mais estrutura e fazer perguntas mais específicas.
Momento oportuno para uma consulta
Quando você liga para sua clínica pedindo uma consulta, o primeiro desafio geralmente é esperar para falar com uma pessoa. Depois de conseguir passar pela fila do telefone, a recepcionista muitas vezes perguntará quais sintomas você tem ou por que sente que precisa da consulta.
Uma consulta online faz a mesma coisa, no entanto, coleta mais informações de você do que você normalmente seria capaz de fornecer a uma recepcionista. A principal diferença é que você está preenchendo essas informações online, em vez de falar com alguém pelo telefone. Sabemos que algumas pessoas acham isso menos assustador ou embaraçoso do que falar com alguém ao telefone ou pessoalmente.
Ao preencher esta informação online, pode fazê-lo a qualquer hora do dia ou da noite. Você não precisa esperar a clínica abrir para poder falar com uma recepcionista, e você não precisa tentar ligar quando a clínica abrir, apenas para descobrir que não há mais nenhum compromisso hoje. Você também não precisa esperar semanas para marcar sua própria consulta. As consultas on-line significam que você pode dizer à sua clínica por que precisa de ajuda no momento que mais lhe convier, sem a fila telefônica.
As consultas on-line são diferentes das consultas remotas
Junto com ‘consultas on-line’, você também pode ver as palavras ‘consultas remotas’ sendo usadas. Uma consulta remota às vezes é o que acontece depois que o clínico geral revisou as informações que você forneceu em sua consulta online. Ao contrário de uma consulta presencial que seria uma consulta ‘normal’, uma consulta remota é feita sem que você e seu médico precisem estar no mesmo local. Em vez disso, trata-se de uma consulta realizada remotamente, por telefone ou por videochamada.
O que acontece após uma consulta online?
Depois que um paciente envia uma consulta on-line, seu médico de família pode revisar a solicitação e decidir sobre os cuidados mais adequados. Isso pode ser:
- uma resposta por e-mail com informações sobre como você pode gerenciar seus próprios sintomas,
- uma receita, disponível para retirada em sua farmácia indicada,
- uma nota doente,
- um telefonema de acompanhamento ou videochamada para fazer mais perguntas,
- ou uma consulta presencial com um profissional de saúde.
As consultas on-line permitem que você insira informações para que seus médicos possam obter os cuidados certos o mais rápido possível.
As consultas on-line dão mais informações sobre as necessidades de todos os seus pacientes
As informações que você fornece on-line permitem que seu consultório decida qual profissional de saúde está melhor posicionado para atender às suas necessidades (o médico, enfermeiro ou outra pessoa no consultório) e com que rapidez você precisa da ajuda deles. De certa forma, enviar uma consulta on-line é semelhante a ligar para sua clínica ou entrar para falar com uma recepcionista.
Isso é chamado de triagem, e a triagem de pacientes é muito importante quando você tem muitos pacientes pedindo sua ajuda. A triagem também acontece em outros ambientes de saúde, como no pronto-socorro, onde você é atendido com base na urgência de sua doença ou lesão.
O mesmo precisa acontecer no seu médico – eles precisam entender quem precisa de ajuda com urgência e quem pode esperar um pouco mais.
O melhor das consultas on-line é que elas fornecem ao seu médico de clínica geral informações muito detalhadas sobre quais sintomas você tem e o efeito que eles estão causando em você. Eles podem então decidir, com base nos médicos e enfermeiros disponíveis para apoiá-lo, seus sintomas e as necessidades de outros pacientes, a melhor forma de ajudar todos vocês.
As consultas on-line não são um atalho para uma consulta e, muitas vezes, uma consulta não é o resultado certo para cada solicitação do paciente.
A razão para isso gira em torno da triagem – a prática precisa ser capaz de saber o que todos os seus pacientes estão pedindo para que eles possam marcar consultas para os mais necessitados. Eles também precisam decidir sobre o formato e o prazo correto para essa consulta, bem como o profissional de saúde certo para ajudar a todos.
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Você pode obter ajuda rapidamente sem precisar se deslocar até o consultório
A definição de consultas on-line do NHS England também afirma que “ depois de responder às perguntas no formulário on-line, você receberá um e-mail ou texto confirmando que sua consulta on-line está completa e fornecendo conselhos sobre o que fazer em seguida . Se o seu médico de clínica geral precisar entrar em contato com você, eles podem sugerir uma consulta por telefone ou vídeo .”
Neste ponto, você forneceu à sua clínica informações sobre suas necessidades por meio de sua consulta on-line. Eles agora podem tomar uma decisão, com base nisso e no que já sabem sobre você, sobre o que fazer a seguir. Eles também precisam dizer o que é isso!
Você pode receber um e-mail ou texto da clínica agradecendo por enviar por meio de sua consulta on-line e fornecendo as próximas etapas. Isso pode incluir links para orientações sobre como cuidar de você ou de seu filho, ou eles podem informar que uma nota de ajuste ou prescrição está disponível para coleta.
Algumas clínicas podem enviar sua nota de ajuste por e-mail, o que significa que você não precisa visitar a clínica para recolhê-la ou eles enviarão sua receita diretamente para a farmácia indicada. Essas formas de comunicação online economizam uma ida ao consultório e ainda te dão a ajuda que você precisa para melhorar.
Se o médico ou a enfermeira decidirem que realmente precisam vê-lo pessoalmente, eles sugerirão que você venha para uma consulta presencial. Em nossa experiência, cerca de 4 em cada 5 pacientes podem ser atendidos sem que eles tenham que ir ao consultório para uma consulta presencial. Limitar as consultas presenciais a quem realmente precisa delas é muito importante, especialmente durante o COVID-19, pois as pessoas podem não mostrar sinais de estar doente.
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Os profissionais podem dedicar mais tempo para ajudá-lo na consulta on-line
Se o seu médico ou enfermeiro decidir que eles precisam fazer uma consulta de acompanhamento com você, isso pode ser por e-mail, vídeo ou pessoalmente. De qualquer forma, eles terão todas as informações que você forneceu na frente deles.
Eles terão tido tempo de examinar seu prontuário médico e investigar possíveis razões para seus sintomas e fazer alguma pesquisa, se necessário. Eles também podem decidir que não têm todas as informações de que precisam, então podem pedir que você faça alguns testes antes de ter uma boa ideia sobre o que seus sintomas significam.
Tudo isso está acontecendo sem que você esteja na mesma sala – o que significa que o médico de família ou a enfermeira estão protegendo seu tempo, enquanto lhe prestam os mesmos cuidados que fariam normalmente.
De fato, alguns podem argumentar que são capazes de fornecer melhores cuidados porque têm mais tempo e mais informações. Isso significa que você pode ter mais tempo do seu médico do que em uma consulta presencial normal de 10 minutos.Quando você fala com seu médico de família, remotamente ou pessoalmente, essa consulta deve ser mais focada nos próximos passos, como planos de tratamento, pois eles já sabem por que você precisa da ajuda deles.
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