A nebulização é um tratamento descongestionante das vias aéreas que envolve a inalação de vapor que pode conter sal e/ou medicamento para ajudar a umedecer as vias aéreas e soltar o muco, facilitando a limpeza e a respiração.
Geralmente é recomendada para problemas respiratórios como gripes, resfriados, sinusite, asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e deve ser feita por um enfermeiro em casa ou em um hospital com nebulizador elétrico.
A nebulização leva cerca de 15 a 20 minutos e pode ser feita de 2 a 3 vezes ao dia, o que tem efeito mais rápido nas vias aéreas e menos efeitos colaterais do que os medicamentos orais. Apesar de a nebulização ser uma forma de tratamento relativamente simples, ela deve ser feita sob a orientação de um médico, principalmente se houver indicação de medicação.
A nebulização é projetada para limpar as vias aéreas e facilitar a respiração para problemas respiratórios, como:
- Gripes;
- Resfriados;
- Sinusite;
- Faringite;
- Amigdalite;
- Asma;
- Bronquite;
- Bronquiolite;
- Bronquiectasia;
- Fibrose pulmonar;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Pneumonia;
- Fibrose cística.
Nesses casos, o médico pode prescrever a nebulização para aliviar os sintomas, prevenir a falta de ar e melhorar a respiração. A nebulização é frequentemente complementada com outros tratamentos, como medicamentos ou fisioterapia respiratória.
Como fazer o processo de nebulização
A nebulização deve ser feita com nebulizador elétrico e pode conter apenas soro fisiológico para irrigação das vias aéreas ou medicamentos inalatórios como esteróides ou broncodilatadores que devem ser prescritos por um médico.
Antes de pulverizar, verifique se o nebulizador está limpo e com todas as suas partes, ou seja, se inclui a máscara, o nebulizador ou copo, o tubo plástico e o compressor.
Após isso você deve seguir os seguintes passos:
- Lave as mãos com água e sabão neutro e seque-as com um pano limpo e seco;
- Colocar 5-10 ml de soro fisiológico e/ou medicamento na dose recomendada pelo médico no copo do nebulizador;
- Instale a tampa do spray na máscara;
- Conecte o tubo plástico ao copo de pulverização e ao compressor;
- Sentado ou deitado numa posição confortável na cama;
- Ligue o nebulizador e observe que não há névoa dentro da máscara;
- Usar máscara que deve cobrir boca e nariz;
- Antes de expirar, inspire profunda e lentamente pela boca para permitir que o vapor entre nos pulmões. Continue pulverizando até que não saia mais névoa do pulverizador.
Quando o processo de nebulização acabar, a máscara deve ser retirada e o nebulizador desligado, também é importante o cuidado e a limpeza adequada das peças do aparelho. Também é importante ter cuidado ao armazenar o soro fisiológico, que após aberto deve ser utilizado em no máximo 15 dias se armazenado na geladeira. Se você quiser usar o soro novamente, você deve retirá-lo da geladeira e esperar até que ele atinja a temperatura ambiente antes de usar, para não agravar a congestão nasal ou mesmo broncoespasmo.
Quem não deve nebulizar
A nebulização de solução oral não tem contraindicações, pode ser feita em bebês, crianças, adultos e até mesmo durante a gravidez. No entanto, a nebulização médica deve ser feita apenas quando clinicamente indicada, pois alguns medicamentos não são indicados para crianças, idosos ou durante a gravidez, além de causarem efeitos colaterais.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.