Como aumentar as vendas de uma corretora de seguros? Saiba agora!

Como aumentar as vendas de uma corretora de seguros? Saiba agora!

Não sabe como aumentar as vendas de uma corretora de seguros? Então neste artigo vamos explicar para você!

Se você é proprietário de uma corretora de seguros, é essencial que acima de tudo, domine o seu nicho.

Embora possa parecer simples, administrar uma corretora de seguros pode dar uma dor de cabeça e tanto, pois você lidará diretamente com o cliente no qual o foco dele é obter um plano de saúde ou qualquer outro tipo de seguro de qualidade.

Por isso, é fundamental conhecer o mercado e o que você pode oferecer de diferente e com ampla experiência ao seu beneficiário. Aqui você vai conferir algumas dicas de como fazer isso. Acompanhe!

Mantenha-se sempre atualizado

Como aumentar as vendas de uma corretora de seguros? Saiba agora!
Seguros

O mercado de corretagem é amplo e oferece diversos serviços ao consumidor como saúde, auto, casa, dentre outros. Por isso, é fundamental que você se mantenha antenado sobre todas as novidades e quaisquer mudanças que possam surgir ao longo do caminho.

Mostre ao seu cliente que você entende do assunto e não é um simples vendedor de seguros. Quanto mais informações, mais elevado você acrescenta ao mercado e passa credibilidade ao seu cliente. 

O seu cliente precisa entender o seu negócio

É fundamental que você forneça as melhores informações ao seu cliente sobre o mercado ao qual você está inserido. Além disso, ele precisa entender sobre o que é seguro e qual tipo de apólice está procurando que combine com seu perfil.

Por exemplo, você vende seguro de carro. O seu cliente precisa entender sobre a transferência de risco, uma vez que você tem um patrimônio, que tem um valor em reais. Logo, a seguradora assume o risco do cliente de alguma coisa acontecer com aquele patrimônio

Assim, você precisa explicar ao seu cliente que a contratação de um seguro não é um gasto e sim uma necessidade que, por sua vez, será atendido conforme ele precisar.

Leia mais: Você sabe o que é Seguro Resgatável?

Seja um bom consultor

Ser um bom consultor não é apenas saber vender, mas sim ter métodos. É preciso estar constantemente estudando, obtendo conhecimento e não ser interessado apenas em vender, mas sim criar um relacionamento com seu consumidor.

Então, mostre ao seu cliente que você é especialista no negócio e crie um elo com ele para se sentir seguro sobre a aquisição do seu seguro.

Um ponto a destacar aqui é: não seja apenas o vendedor que vende. Isso é um erro comum que vemos no mercado, pois, muitos consultores só entram em contato com o cliente quando querem vender. 

É preciso vender? Sim! Mas, o mais importante é criar um relacionamento para que o seu cliente se sinta valorizado e não apenas como uma máquina de compra do seu produto.

Foque na prospecção

Você precisa se preparar na prospecção fria ou quente. Não basta ser bom apenas um dia, é preciso ser todos os dias. Conheça os seus clientes, saiba qual a verdadeira necessidade deles e qual a expectativa caso adquirem o seu serviço.

Assim, para começar a falar de prospecção, Pedro London, CEO da Tutum,traz uma reflexão sobre o script de vendas. Saiba os pontos principais de um bom script:7

  • Ter um método significa ter um objetivo. Para cada fase da venda. “Se você prospecta via telefone, qual a função dessa prospecção por telefone? Agendar a visita. Ou a reunião online. Quando conseguir seu objetivo final, desligue”, recomenda;
  • Antes de começar qualquer prospecção, por qualquer meio, é importante manter o sorriso no rosto. “Isso vira o jogo. E o cliente sabe quando você não está nos melhores dias. Ou quando não está se sentindo confiante”;
  • Duas opções, uma escolha. Em todo momento de prospecção, inclusive durante a apresentação da proposta, você precisa demonstrar que quem está mandando na reunião e tomando as decisões é o seu cliente; 
  • Siga esses passos: tenha uma boa apresentação. Tenha um quebra-gelo (para tirar o cliente daquela relação exclusiva de venda). Informe o motivo do contato. Desperta a necessidade e a curiosidade desse cliente. Agende o próximo passo. Confirme o próximo passo. Encerre a ligação ou e-mail;
  • E cumpra o combinado com o cliente. 

É importante ressaltar que a venda em si não é o principal ponto e sim o coração. Quando você trabalha com o coração, tudo flui bem. Mas é claro, depende muito do contexto ao qual a situação está inserida.

Aqui, por exemplo, não basta você querer oferecer descontos se não entender a verdadeira dor do seu cliente e chegar ao coração dele. Assim, criará não só uma confiança, mas uma credibilidade do porquê ele deve fechar com você e não com outra seguradora.

Outro ponto que devemos destacar também é sobre a presença com o seu cliente. Pode parecer cafona, mas continuar usando o método de reunião presencial para apresentar a sua apólice ao seu cliente em potencial é a melhor ideia.

Isso porque você precisa passar segurança para ele e mostrar que a aquisição que possivelmente ele deseja fazer não é uma roubada. Contudo, é válido ressaltar que, quaisquer problemas com a administradora do plano, nem sempre será seu problema. O que pode fazer é tentar intermediar a situação, embora possa estar fora do seu alcance.

Leia também: Um Guia completo sobre Seguros de vida 

Use e abuse do CRM

O CRM (Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta de gestão no qual o foco é o relacionamento com o cliente e não propriamente as vendas.

Alguns benefícios do CRM são:

  • Padronização da operação;
  • Dados arquivados e documentados;
  • Elencar as oportunidades para definir quem é mais urgente de atender;
  • Qualificação e informações dos clientes em um lugar só. 

O CRM dá a oportunidade de você entender melhor as necessidades do seu cliente e trabalhar a melhor estratégia para alcançá-lo e não ser apenas um prospect. Você pode realizar cálculos para saber os seus gastos para atrair o seu cliente e qual retorno isso está garantindo à sua empresa.

Não dê abertura para a concorrência

Cada vez mais o mercado de seguros está crescendo e você precisa driblar a concorrência. De que forma? Estudando.

Use as redes sociais como vitrine para a sua corretora de seguros, as experiências dos clientes que fez a aquisição da apólice, como no caso do pós-venda.

Se diferencie dos demais não só pelo preço, mas pelo atendimento que você vai oferecer desde o primeiro contato. E lembre-se: o relacionamento com o cliente em potencial é o fator chave para o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes