Dada a atual pandemia, o acesso remoto aos cuidados de saúde é mais importante do que nunca, mas como a telemedicina está mudando a forma como os pacientes se relacionam com a sua saúde?
A propagação do infeccioso Covid-19 significa riscos e limitações para os doentes que necessitam de se deslocar a uma unidade de saúde para um check-up. Em muitos casos, a telemedicina é a resposta para esse problema.
Com os serviços de telemedicina, a assistência médica está mudando, fornecendo maior acesso a mais médicos, respondendo às preocupações urgentes dos pacientes, reduzindo os custos de saúde e oferecendo opções mais convenientes para diagnóstico e tratamento. Para os médicos, a telemedicina também os está ajudando a se tornarem eficientes com seu tempo e a monitorar seus pacientes de forma mais consistente.
Por isso, queremos explicar para você como essa mudança está acontecendo. Boa leitura!
O que é telemedicina?
A telemedicina é o diagnóstico e tratamento remoto de pacientes por meio de comunicações eletrônicas. Isso inclui videochamadas, teleconferências, e-mails, bate-papo, compartilhamento de imagens e muito mais. De um modo geral, a telemedicina refere-se ao atendimento de um paciente por meio de interações em computadores, telefones e outros dispositivos digitais.
De acordo com a Maryville University, 45% dos médicos e profissionais de saúde consideram a telemedicina uma alta prioridade, enquanto 88% estão considerando os serviços de telemedicina para melhorar os resultados dos pacientes.
À medida que a telemedicina melhora e os pacientes obtêm acesso para conversar com seus profissionais de saúde em qualquer lugar e a qualquer momento, o cenário dos serviços de saúde está crescendo rapidamente.
Como a telemedicina está mudando a saúde
Como exatamente a telemedicina está melhorando a saúde? Aqui estão seis maneiras:
Responder a preocupações urgentes
A telemedicina permite que os pacientes obtenham os cuidados de que precisam. Em vez de se deslocar a um centro de saúde ou esperar por uma consulta, os médicos podem responder às suas preocupações rapidamente através de uma videoconferência.
Se surgirem problemas urgentes enquanto continua o tratamento em casa, não precisa marcar outra consulta e esperar tudo de novo. A telemedicina pode reduzir esses atrasos e fornecer informações valiosas sobre cuidados imediatamente.
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Reduzir custos com saúde
Existem algumas razões pelas quais os custos com saúde estão disparando:
- As pessoas tendem a visitar instalações caras, como o pronto-socorro, mesmo que isso seja desnecessário.
- Alguns pacientes em reabilitação precisarão ficar em um quarto de hospital para que seus médicos possam monitorá-los.
- Para chegar a uma consulta médica, algumas pessoas podem precisar tirar uma folga do trabalho e se deslocar para o hospital ou clínica.
A telemedicina pode eliminar esses problemas e reduzir muitos custos desnecessários. Por exemplo, se um paciente precisar de atendimento médico no meio da noite, não precisaria correr para o pronto-socorro. Em vez disso, eles podem entrar em contato com um médico virtual para aconselhamento e tratamento rápidos. Eles também podem economizar um tempo valioso na tomada de decisão, pois o médico virtual pode recomendar uma visita ao pronto-socorro quando necessário.
Os pacientes que dependem de monitoramento regular também podem evitar o pagamento de taxas hospitalares, já que a maioria dos médicos agora permite que eles se reabilitem fora do hospital. Com videoconferências médicas, você pode facilmente atualizar seu médico.
Maior privacidade
Alguns pacientes hesitam em visitar um hospital por vários motivos. Talvez eles não queiram se expor a possíveis infecções ou se sintam desconfortáveis com a presença de outros pacientes, enfermeiros e funcionários do hospital. Nesses casos, a telemedicina ajuda a proteger o senso de privacidade do paciente.
Os pacientes podem consultar seus médicos no conforto de sua casa. Outro benefício da telemedicina é que, em vez de ter documentos físicos, resultados de testes ou outros exames laboratoriais manipulados por terceiros, médicos e pacientes podem enviar esses arquivos diretamente um para o outro.
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Melhore a eficiência da equipe hospitalar
Tanto para os pacientes quanto para os médicos, pequenos problemas e consultas de acompanhamento consomem muito tempo. Com a telemedicina, os pacientes evitam o incômodo de ir ao hospital. Isso ajuda a lidar com o congestionamento e a superlotação que ocorrem nos hospitais.
Médicos e funcionários do hospital podem priorizar casos urgentes de forma mais eficaz. Erros humanos e atrasos também podem ser reduzidos. Por exemplo, a telemedicina na unidade de terapia intensiva pode ajudar muito a equipe a prestar um melhor serviço e atenção aos pacientes. Os sistemas de tele-UTI podem fornecer aos enfermeiros dados críticos, como:
- Notas de enfermeiras e médicos anteriores para referência
- Monitoramento consistente da condição do paciente
- Avaliação à beira do leito por meio de câmeras, mesmo do posto de enfermagem
Monitoramento consistente do paciente
Não é fácil ir e voltar para procurar serviços de saúde, especialmente se você tiver problemas de mobilidade. Nesses casos, a telemedicina pode proporcionar comodidade e acompanhamento regular.
Os médicos podem verificar continuamente como um paciente está passando por meio de teleconferências e dispositivos de monitoramento remoto. Esses dispositivos podem coletar dados do paciente em tempo real, como pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de oxigênio, o que pode alertar os profissionais de saúde se algo estiver errado.
Como resultado, se houver uma necessidade severa, mudanças podem ser feitas ou os pacientes podem ser agendados para uma visita presencial. A intervenção precoce e as medidas proativas também levam a um melhor atendimento ao paciente a longo prazo.
O futuro da telemedicina e da saúde
À medida que a adoção da telemedicina cresce no Brasil, espera-se que ela leve a melhores resultados de saúde por meio de acesso aprimorado, custos mais baixos e conveniência de entrega para que os pacientes nunca deixem de consultar seus médicos.
Saúde virtual como o novo normal
Em breve, o termo telemedicina poderá ser substituído por “saúde virtual” . Como a telemedicina implica um componente de vídeo, a saúde virtual se baseia nisso, combinando vídeo com inteligência artificial, chatbots e outros aplicativos.
A próxima geração de saúde virtual incorporará inteligência artificial ao processo de saúde. Aplicativos e vários bots podem orientar os pacientes por meio de perguntas e coletar dados, alguns deles até mesmo equipados para interpretar uma resposta. Uma vez que um paciente está conectado a um provedor humano, as informações necessárias já estão coletadas e prontas para serem usadas.
Esforços conjuntos de prestadores de cuidados
A comunicação entre equipe de enfermagem, médicos e especialistas continuará a melhorar por meio da telemedicina. Por meio da tecnologia de nuvem, a colaboração será possível e os profissionais de saúde poderão interagir usando smartphones, computadores/notebooks e tablets.
Espera-se que a telemedicina possibilite sistemas que conectem profissionais de cuidados primários e especialistas. Por exemplo, os dados de um paciente podem ser coletados por um aplicativo de saúde virtual. Os dados então passam para um médico, que decide que um paciente precisará de um transplante. Por meio do mesmo aplicativo, o médico pode ter a opção de se conectar com o especialista certo e enviar os dados do paciente diretamente para avaliação.
Espaços modificados para unidades de saúde
Hospitais, clínicas e consultórios médicos podem precisar ser reprojetados e configurados para incluir cabeamento seguro, câmeras de alta resolução, alto-falantes e monitores. Semelhante a uma configuração de UTI, o futuro da telemedicina equipará as instalações de saúde para funcionar como centros de atendimento remoto.
Em vez de forçar os pacientes a viajar quando precisam de cuidados, quartos de hospitais equipados permitirão que os profissionais forneçam cuidados consistentes à beira do leito sem interrupções. Familiares e amigos também podem ser vinculados a consultas de vídeo, para que todas as partes relevantes sejam devidamente informadas sobre como cuidar do paciente.
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