As principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem

As principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem

O ano de 2023 está correndo na velocidade da luz, mal começamos e já estamos na metade do ano. Novos projetos devem ser pensados e a qualidade de vida tem sido um tema muito pautado nos tempos de hoje, ainda mais depois da pandemia do coronavírus.

Pensando nisso, queremos trazer a você as principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem, já que a saúde mental e física devem andar lado a lado. 

Neste artigo você vai conferir algumas dicas de como você pode iniciar o seu projeto de vida.

Principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem

As principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem
Mulher sorrindo

Todos nós sabemos que o bem-estar e qualidade de vida têm sido temas colocados à mesa, especialmente durante o período de pandemia da COVID-19 que, infelizmente, fez muitas vítimas, desde crianças, jovens, adultos — e principalmente idosos.

Pensando nisso, a vida de todo mundo virou de ponta cabeça e redobrou os cuidados que antes, não eram tão vistos como a saúde física e mental. 

Assim, falar desse tema atualmente contribui para que as pessoas possam cuidar de si e buscar uma qualidade de vida para sua longevidade, até mesmo influenciando no bem-estar da família e do relacionamento pessoal e profissional. 

Nos próximos tópicos trouxemos cinco tendências que devem ser analisadas e praticadas no próximo ano.

Mindfulness 

O mindfulness é uma estratégia que significa “atenção plena”, ou seja, consiste em viver o presente da forma mais consciente possível. Nesse método você deve ter foco nas suas respirações, situação e cada movimento feito. 

Esse exercício ajuda você a deixar de lado suas distrações, sentimentos anteriores e pensamentos externos de forma a sentir intencionalmente ouvir, sentir e viver o momento.

Desta forma, essa atividade permite que você:

  • Desenvolva sua inteligência emocional;
  • Desenvolva seu autoconhecimento;
  • Melhore sua capacidade de concentração;
  • Melhore seus relacionamentos pessoais;
  • Reduza sua insônia;
  • Dentre outras funcionalidades.

Isso pode ser aplicado no seu desenvolvimento pessoal e profissional de forma a contribuir para o seu bem-estar.

Alimentação saudável

A alimentação saudável se tornou uma pauta mais forte durante a pandemia, visto que as pessoas procuraram novos métodos de se cuidarem para conseguirem vencer o coronavírus.

O nosso organismo reage de acordo com a fortaleza que possui dentro dele, por isso, para manter um corpo saudável e prevenir doenças, é preciso buscar fontes saudáveis e consumir alimentos que são ricos em vitaminas e outros nutrientes fundamentais para o corpo.

Desta forma, a alimentação saudável deve fazer parte da sua rotina e um nutrólogo pode lhe ajudar a criar um cardápio de acordo com suas necessidades e assim, contribuir para a melhora do seu organismo.

Atividade física

A atividade física é uma prática de exercícios que ajuda tanto a saúde física quanto a mental. Isso porque a pessoa quando faz essa atividade consegue ter uma melhora significativa caso ela tenha ansiedade, por exemplo.

Durante o exercício, uma grande carga de energia é atividade, atuando em prol do funcionamento do corpo, liberando hormônios como a endorfina, serotonina, adrenalina, somatotrofina e cortisol.

Assim, atividades físicas como musculação, corrida, caminhada, artes marciais, pilates, ou qualquer outro exercício podem proporcionar qualidade de vida, prevenindo o desenvolvimento de doenças.

Leia também Seguro de vida para diferentes fases da vida: Adequando-se às suas mudanças

Cuidados com a saúde mental

Cuidar da saúde mental se tornou tão importante quanto cuidar da saúde física. Manter a mente bem é fundamental para conseguir viver bem e da melhor forma possível. 

Afinal, se a mente não funciona bem, não conseguimos desenvolver atividades do nosso dia a dia.

Estresse e depressão estão entre as principais causas levantadas pelo INSS sobre o afastamento no trabalho, mas não podemos deixar de mencionar sobre o burnout, que trata-se do esgotamento profissional que demanda muita competitividade ou responsabilidade do profissional.

Então, terapias intensivas, telemedicina e até psiquiatria têm sido atividades buscadas por diversas pessoas para encontrar um norte em suas vidas. A terapia é uma atividade muito importante no qual consiste nos cuidados mentais do paciente ao longo das sessões.

É válido ressaltar que, esse tipo de atividade não deve somente ser procurado quando algo estiver errado, até quando você estiver com uma vida excelente precisa contar com um profissional para também compartilhar experiências boas de sua vida.

Leia também: Assistência 24 horas por dia, 7 dias por semana

Práticas para equilibrar trabalho e vida pessoal

Conciliar a vida pessoal com a profissional pode não ser uma tarefa fácil para algumas pessoas e isso pode comprometer ambos os lados.

Para tanto, algumas atividades podem ser eficientes para tornar sua vida pessoal e profissional mais dinâmica e confortável ao ponto de chegar o momento de se sentir realizado nas suas posições.

Você pode começar, por exemplo, usando seu trajeto de casa até o trabalho (caso utilize transporte público) para responder alguns e-mails, estudar para uma prova importante ou mesmo fazer a leitura daquele livro que você tanto queria.

Outra forma de pontuar suas tarefas é priorizando-as no trabalho. Faça uma agenda e anote todas as atividades que precisam ser feitas e as que demandam mais atenção de você.

Você também pode aplicar esse método na sua vida pessoal, dando prioridade às coisas que são mais importantes e não deixe de lado de preservar uma boa noite de sono. Afinal, manter o sono de forma adequada é o que nos faz funcionar durante o dia. 

Caso muitas tarefas tenham sido atribuídas a você, não custa nada conversar com seu líder ou gerente sobre compartilhá-las com um ou demais colegas de trabalho, ou até mesmo ajudá-lo a desenvolver essa função melhor. Assim, vocês conseguiram entregar o trabalho e ainda vão agir em conjunto para serem produtivos.

Essas são principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem, porém, você pode conciliar outras tarefas que sejam benéficas para o seu conforto e tranquilidade.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer outros assuntos sobre saúde em  nosso blog e compartilhe com seus amigos e familiares. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens recentes