“ Quem acorda tarde é preguiçoso “…
“ Deus ajuda quem cedo madruga “…
Você já ouviu alguma dessas frases? É bem provável que sim, e é por isso que fizemos questão de criar esse post curtinho pra te explicar que não é bem assim que funciona.
Muita gente tenta se forçar a entrar em uma rotina de acordar cedo porque acreditam que pessoas que acordam cedo são mais produtivas, têm mais sucesso e são mais bem humoradas…
Porém, assim como você vai ler nos próximos minutos, aprender a respeitar seu próprio relógio biológico é tão importante quanto entender que qualidade é infinitamente superior a quantidade.
Vamos começar!
O que define um BOM sono?
Antes de mais nada, precisamos dar um passo pra atrás e definir exatamente o que é um sono de qualidade, não acha?
Primeiramente, de acordo com a Universidade de Harvard, um bom sono é aquele em que todo o seu corpo consegue repousar e descansar com intensidade.
Portanto, não tem nada a ver com o tempo. Tem pessoas que levam apenas 6 horas pra ter um sono revigorante, outras levan 9 horas, e por aí vai.
Certo… Então não preciso acordar cedo?
A resposta é DEPENDE!
Depende da sua rotina de trabalho, das reuniões que você enfrenta, dos trabalhos que você entrega… Tudo isso impacta!
Afinal, veja bem: você quer ser mais produtivo, certo? Do que adianta então acordar com uma preguiça enorme, se forçar pra se manter acordado e não conseguir executar nenhuma das suas tarefas com excelência?
Pense nisso!
A qualidade do seu sono está ligada ao seu relógio biológico!
Melhor do que conhecer qualquer outra coisa, você precisa conhecer a si mesmo!
Um exercício prático que você pode fazer é o seguinte:
- Separe uma semana inteira para se conhecer melhor;
- Observe como você reage todos os dias ao se forçar a acordar 5 horas da manhã;
- Registre seu humor e suas ações diárias em um papel ou na internet;
- Depois de uma semana, analise o que você escreveu e veja se está satisfeito com o que encontrou!
Dessa forma extremamente simples, em apenas 1 semana, você já vai identificar seu relógio biológico e não vai trabalhar mais contra ele, e sim ao seu favor.
Gostou da matéria?
Sua opinião é muito importante pra nós, e caso queira conhecer hábitos alimentares saudáveis que você pode desenvolver pra viver até mesmo o dobro do tempo ou simplesmente viver melhor, clique no link a seguir: Artigo Sobre Alimentação Saudável