Com certeza a maioria das pessoas já sabe o que é seguro de vida, mas talvez você não tenha claro se realmente precisa de um, por que ou quem que precisa de seguro de vida, ou qual é o momento ideal para contratá-lo.
O seguro de vida oferece a tranquilidade de que, em caso de acidente ou doença que resulte em morte ou invalidez, seus entes queridos não terão problemas financeiros, pois receberão uma indenização.
Com isso, eles poderão lidar com créditos ou hipotecas, pagar despesas do dia-a-dia, etc. Portanto, quem mais vai precisar serão os casais que dividem suas despesas e principalmente os que têm filhos ou pessoas dependentes.
Como saber se preciso ou não de seguro de vida?
Preciso de seguro de vida? Se você já se fez essa pergunta, daremos algumas chaves para saber se você realmente precisa.
Em geral, se você é solteiro, não tem filhos e não tem outros dependentes (como idosos ou pessoas com deficiência), provavelmente pode pensar que não precisa de seguro de vida, mas pode querer cobertura, incapacidade absoluta, para manter sua qualidade de vida, se necessário.
O mesmo acontece com os casais, tanto nos casos em que ambas as partes trabalham e recebem um salário com o qual podem cobrir as despesas caso tenham de o fazer por conta própria, como nos casos em que um dos cônjuges depende financeiramente de outra pessoa.
Leia também: Benefícios do seguro de vida: protegendo sua família e seu futuro
Quando o seguro de vida é necessário?
Em ambos os casos, o seguro de vida oferece um nível extra de tranquilidade, tanto em caso de morte quanto de invalidez, o que permitirá que ambas as partes mantenham seu padrão de vida em caso de qualquer imprevisto.
Além disso, em muitos casos ao solicitar um financiamento imobiliário, os bancos oferecem bônus por ter contratado um seguro de vida.
Nesse caso, mesmo que você seja solteiro ou tenha um parceiro e ambos trabalhem, pode ser benéfico para você fazer um seguro de vida caso fique inválido de forma temporária ou permanente.
Por outro lado, caberia no caso dos casais a questão de saber se ambos devem contratar um seguro de vida. Quando apenas uma das partes trabalha, pode surgir a dúvida se apenas essa pessoa deve contratar o seguro.
No entanto, pode ser interessante para ambos fazê-lo quando houver filhos ou dependentes, pois quem não está trabalhando pode cuidar dos filhos e, se este estiver ausente, o outro cônjuge precisará de ajuda extra (como cuidador, creche, etc.). Isso significa uma nova despesa para a família e o seguro de vida pode ajudar a cobri-la e lidar com a situação com mais facilidade.
Quem compra seguro de vida?
Como você pode ver, quase todas as pessoas podem se beneficiar de um seguro de vida, já que cobrem um grande número de casos, dependendo da pessoa e de sua situação familiar.
Quer seja solteiro, tenha um companheiro ou tenha uma família, o seguro de vida pode dar-lhe a tranquilidade necessária para o futuro e assegurar a estabilidade financeira nas situações mais difíceis.
Leia também: As principais tendências de bem-estar e qualidade de vida para o ano que vem
Quando comprar um seguro de vida
Já sabemos quem precisa de seguro de vida, mas outra dúvida que pode surgir é qual o melhor momento para contratá-lo.
Embora geralmente se pense em fazer um seguro de vida na época em que os filhos aparecem, por ser uma das situações mais vulneráveis, pode ser uma boa ideia fazê-lo antes, quando ainda é jovem, pois nessa época o custo geralmente é menor e economias de longo prazo podem ser alcançadas.
Por que preciso de um seguro de vida: todos os seus benefícios
Quais são as vantagens de ter um seguro de vida? Aqui estão alguns dos mais importantes:
- Tranquilidade: Este é, sem dúvida, o maior benefício do seguro de vida, pois cobre uma das maiores contingências da vida das pessoas, como a morte ou a invalidez.
- Estabilidade econômica para seus entes queridos, aconteça o que acontecer.
- Dinheiro isento de impostos: Ao contrário do que acontece com uma herança ou outro tipo de rendimentos, o dinheiro recebido de uma apólice de seguro de vida não está sujeito a imposto sucessório ou imposto sobre o rendimento das pessoas singulares. Portanto, a família receberá o valor integral.
- Qualidade de vida em caso de incapacidade: Embora nesses casos geralmente se receba ajuda do Estado, isso pode não ser suficiente para manter e garantir a qualidade de vida tanto da pessoa afetada quanto de sua família. O seguro de vida oferece um capital extra para garantir o bem-estar econômico em uma situação tão complicada como essa.
O que o seguro de vida deve cobrir?
É importante, antes de contratar um seguro de vida, saber o que deve ser coberto e revisar com atenção as condições da apólice. Por exemplo, nem todos os seguros cobrem certas atividades ou profissões de risco.
Incapacidade temporária ou permanente ou acidentes de trânsito também não são cobertos por todas as apólices. Você também deve se atentar ao capital que receberá em caso de cobrança do seguro, sendo este um dos pontos mais importantes.
Por tudo isto é fundamental, tendo em conta as suas condições pessoais, profissionais e familiares, escolher o seguro que cubra tudo o que realmente necessita.
Leia também: Seguro de vida para diferentes fases da vida: Adequando-se às suas mudanças
A importância de contratar um seguro de vida
Já vimos quem precisa de um seguro de vida, por que esse tipo de seguro é necessário, qual o melhor momento para contratá-lo ou o que ele deve cobrir e quais são seus principais benefícios.
Tudo isso nos ajuda a entender a importância de fazer um seguro de vida, embora não em todos os casos, sim em muitos deles.
Assim que tivermos certeza se precisamos de um seguro de vida, o próximo passo é, claro, contratar um seguro de vida.
Você precisa de seguro de vida? Garanta já o seu futuro e o dos seus entes queridos!