A traqueíte é a inflamação da traquéia, que é o órgão do sistema respiratório responsável por direcionar o ar para os brônquios. A traqueíte é rara, mas pode ocorrer principalmente em crianças e geralmente é causada por infecções virais ou bacterianas, principalmente dos gêneros Staphylococcus e Streptococcus.
O principal sinal da traqueíte é o som quando a criança inala, e se você perceber esse sintoma, é importante procurar um pediatra imediatamente para que o tratamento seja iniciado e as complicações sejam evitadas. A traqueíte costuma ser tratada com antibióticos, dependendo do tipo de microrganismo identificado.
Principais sintomas de traqueíte são os seguintes:
- Som ao inspirar, como um estridor;
- Dificuldade para respirar;
- Cansaço;
- Mal estar;
- Febre alta;
- Tosse seca e frequente.
O rápido reconhecimento e tratamento da traqueíte é importante porque existe o risco de queda súbita da pressão arterial, insuficiência respiratória, problemas cardíacos e sepse, que ocorrem quando bactérias entram na corrente sanguínea e representam uma ameaça à vida de uma pessoa.
Melhor forma de obter o diagnóstico
O pediatra ou clínico geral deve confirmar o diagnóstico de traqueíte com base na avaliação dos sinais e sintomas apresentados.
Além disso, outros exames podem ser solicitados, como laringoscopia, análise microbiológica de secreções traqueais e radiografia de pescoço. A radiografia do pescoço deve ser solicitada principalmente para diferenciar a traqueíte de alguma infecção pélvica, que também é uma infecção respiratória.
Como deve ser o tratamento da traqueíte
A traqueíte costuma ser tratada com medidas para aliviar problemas respiratórios, como nebulização, oxigênio nasal e até intubação orotraqueal nos casos mais graves.
Também pode ser necessário realizar fisioterapia respiratória e usar antibióticos prescritos pelo médico, como cefuroxima ou ceftriaxona ou vancomicina, dependendo do microrganismo encontrado e seu perfil de sensibilidade por cerca de 10 a 14 dias.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.