Uma apólice de seguro de vida é um acordo entre uma companhia de seguros e uma pessoa (ou entidade legal). Cada apólice de seguro de vida é diferente e as leis de cada estado que regulam as apólices de seguro são diferentes. Em geral, a maioria das apólices de seguro identifica o seguinte:
- A seguradora: Apenas algumas empresas podem fornecer seguro de vida, e essas empresas são regulamentadas pelos departamentos de seguros estaduais.
- O titular da apólice: A pessoa ou entidade (como um fundo familiar ou uma empresa) que possui (ou “detém”) a apólice. A apólice pode segurar o titular, ou pode segurar outra pessoa.
- O segurado: A pessoa cuja vida está segurada.
- O benefício por morte: O valor que a seguradora pagará quando o segurado falecer.
- Os beneficiários: As pessoas ou entidades que receberão o benefício por morte. Tudo pode ir para uma única pessoa (por exemplo, um cônjuge sobrevivente) ou pode ser dividido por porcentagem entre muitas pessoas e entidades diferentes (por exemplo, três filhos podem receber 30% cada e 10% podem ir para uma instituição de caridade).
- A duração da apólice: O período de tempo que a seguradora concorda em pagar um benefício por morte. Este pode ser um prazo específico (por exemplo, 10 ou 20 anos) ou pode ser permanente – uma apólice que dura a vida do segurado enquanto os prêmios forem pagos.
- O prêmio: Os pagamentos mensais ou anuais necessários para manter a apólice em vigor.
- O valor em dinheiro: As apólices de vida permanente, como o seguro de vida inteira, têm um componente de valor em dinheiro que se acumula ao longo do tempo 2 e pode ser sacado ou emprestado. 3 Uma apólice a prazo não tem valor em dinheiro.
Quais são os diferentes tipos de apólice de seguro de vida e como funcionam?
Existem dois tipos básicos de seguro de vida: o seguro de vida a termo e o seguro de vida permanente. Uma apólice de seguro de vida oferece cobertura por um período específico de tempo, normalmente entre 10 e 30 anos. Às vezes é chamado de “seguro de vida puro” porque, ao contrário da apólice permanente ou seguro de vida inteira, não há componente de valor em dinheiro na apólice – uma vez que o prazo termina, não resta mais nada.
O seguro de vida permanente oferece cobertura que dura toda a sua vida. Ao contrário do termo, não é um produto de “seguro de vida puro” porque inclui um componente de valor em dinheiro que ajuda a fazer a cobertura durar enquanto o segurado estiver vivo e os prêmios forem pagos, além de fornecer outros benefícios financeiros.
Uma parte do seu prêmio em dólares aumenta com o imposto diferido ao longo do tempo – mas todo o benefício por morte é pago imediatamente a partir do primeiro dia em que você tem a apólice. O valor em dinheiro, por outro lado, pode levar alguns anos para chegar a um valor significativo.
Existem dois tipos principais de seguro permanente: vida inteira e universal. O seguro de vida inteira é mais simples – o prêmio permanece o mesmo por toda a vida, o benefício por morte é garantido e o valor em dinheiro cresce a uma taxa garantida. O seguro de vida universal pode ser mais barato, mas os prêmios, o benefício por morte e a taxa de crescimento do valor em dinheiro podem variar, tornando a apólice mais complexa.
Leia também: Seguro de vida X Seguro de Acidentes pessoais: Você sabe a diferença?
Como contratar um seguro de vida?
A contratação é mais benéfica e menos burocrática de se fazer. Para isso, precisamos que esteja com os documentos pessoais do segurado em mãos para dar prosseguimento na contratação.
1º passo: acesse o nosso site https://www.protecao247.com.br/
2º passo: escolha o plano de sua preferência ou clique em “Montar Plano”, para montar o plano que mais seja completo e conveniente para você
3º passo: preencha o formulário com as suas informações
4º passo: siga todas as informações necessárias na plataforma e se precisar, temos um time para te ajudar!
Se você ficou com alguma dúvida, basta acessar a nossa página de FAQ ou entrar em contato conosco através do nosso WhatsApp.