Nesse post vamos falar tudo sobre a meditação, e também os 5 principais benefícios que as fazem ser uma das práticas mais recomendadas por pessoas que viveram até os 90, 100, até mesmo 115 anos.
Sua vida vai melhorar.
Vamos lá?
Antes, o que é a meditação?
Meditar é uma prática que visa desenvolver habilidades como a concentração, tranquilidade e o foco no presente, para que possamos viver o aqui e agora.
Ao contrário do que se pensa, meditar é diferente de refletir. Com a meditação, tentamos esvaziar a mente, ficar em silêncio e buscar a sabedoria interior, conectando a energia, com a inteligência e a consciência.
Quais são os tipos?
Existem diversos tipos de meditação. Cada uma tem suas origens, técnicas e ensinamentos, mas, em comum, os benefícios da meditação para a saúde compensam independente da escolha:
- Metta: de origem Theravada e Tibetana, essa meditação tem como foco gerar sentimentos de benevolência e boa vontade no praticante. Por isso, ela exige pensamentos positivos sobre si mesmo, os demais e todo o universo.
- Meditação guiada: além dos benefícios da meditação guiada, a modalidade é uma ótima porta de entrada para a prática. As músicas ou narrações buscam controlar a respiração ou proporcionar relaxamento.
- Yoga: para praticar as posturas, o indivíduo deve estar presente no momento, o que inclui o controle da respiração. Assim, associa os benefícios físicos aos mentais.
- Zazen: ligado às escolas japonesas de zen-budismo, Zazen pode ser traduzido como “meditação sentada”. Ela tenta compreender o que está se passando na mente a partir da respiração.
- Mindfulness: é uma modernização das práticas tradicionais do budismo. Ela consiste em se dedicar ao presente, prestando atenção à respiração, som ou movimento, o que contribui para a redução do estresse.
- Qigong: esta meditação é um conjunto de exercícios físicos e de respiração que agem na energia entre o corpo e mente, aprimorando essas trocas energéticas.
- Transcendental: essa era a meditação praticada pelos Beatles. Ela utiliza mantras para levar o indivíduo a um estado de repouso em alerta.
Como meditar direito?
Três minutos diários já são suficientes para sentir os efeitos positivos, mas há pessoas que meditam por horas a fio.
Livrar-se de distrações, como notificações do celular ou roupas desconfortáveis também é uma etapa essencial antes de iniciar a prática. Se for possível, tenha um cantinho próprio para o ato, com luz baixa, temperatura agradável e som ambiente.
Para meditar, também é preciso encontrar uma posição confortável. Posições como lótus, pernas flexionadas sob o corpo e deitado de barriga para cima são algumas opções nas quais é possível passar algum tempo.
Depois, basta seguir as orientações específicas de cada tipo de meditação que o praticante pretende realizar.
Quais os benefícios da meditação?
Diminuição do estresse e ansiedade
A meditação propicia um bom relaxamento ao indivíduo, fazendo com que a sua atenção não se volte ao passado ou a preocupações futuras.
Melhorias no sono
Como há benefícios da meditação para ansiedade e estresse, consequentemente o praticante tem uma boa noite de sono. Fica mais fácil adormecer e a qualidade do sono melhora.
Aprimoramento da memória
A meditação promove o aumento da massa cinzenta no hipocampo cerebral, uma região repleta de neurônios, que são multiplicados quando o indivíduo medita rotineiramente.
Aumento da concentração
Focar-se no aqui e agora permite que o indivíduo passe mais tempo plenamente concentrado. Isso reverbera para outros momentos, como quando se está trabalhando ou estudando.
Maior controle emocional
Trabalhar no controle das emoções é mais um dos benefícios da meditação. Assim, o indivíduo terá melhores condições de lidar com momentos de adversidades que fazem parte do cotidiano.
Estabilização da pressão arterial
A meditação contribui para dilatar os vasos sanguíneos e normalizar a pressão, razão pela qual é indicada para quem sofre com pressão alta. A prática também ajuda a evitar picos de pressão arterial.
Diminuição de dores corporais
A atividade exige um certo grau de consciência corporal e postural que pode auxiliar a controlar dores durante e após a conclusão do exercício, como dores de cabeça, nas costas, nas articulações, pés, garganta, entre outros problemas.
Elevação da imunidade
Entre os praticantes, percebe-se uma imunidade mais desenvolvida, com o aumento de anticorpos que combatem doenças, ou seja, há uma melhora na função imunológica.
Como nós do Proteção 247 podemos te ajudar?
Nós do Proteção 247 prezamos pela segurança, previsibilidade e estabilidade familiar, e fornecemos três tipos de ajuda para garantir esses 3 pilares. A primeira é ajuda médica, através do Médico na Tela, que te conecta a um médico em qualquer momento do seu dia, em questão de segundos.
O outro é o serviço de Assistência Funeral, onde resolvemos todas as partes burocráticas do funeral do falecido segurado, para aliviar a família e permitir que descansem.
E por fim, o serviço de Acidentes Pessoais onde ajudamos você de várias formas, em que explicamos nesse aqui.
Ficou alguma dúvida?
Comente no espaço abaixo.