Nesse post vamos discutir sobre a importância da educação sanitária e como isso pode impactar toda nossa vida, de forma negativa ou positiva.
Além disso, você também encontrará aqui formas práticas de melhorar a situação por conta própria , e verá que é muito mais fácil do que imaginou
Vamos lá?
O que é educação sanitária?
Escovar os dentes, lavar as mãos, dar descarga… Atos como esses não seriam comuns, se não houvesse a tal educação sanitária
Área intimamente ligada à saúde pública, a educação sanitária evoluiu ao longo do tempo, ampliando sua área de abrangência para além da preocupação com a saúde humana, lidando também com questões ambientais.
Os primeiros educadores sanitários tinham a missão de ensinar a população a importância da fossa séptica, gestão do lixo e os perigos do esgoto a céu aberto
Essas eram algumas das lições cotidianas ensinadas para se evitar doenças
O que faltava para uma abordagem mais completa era incluir o papel do Estado na promoção dos hábitos sanitários, afinal ele é quem deve garantir o saneamento básico à população.
Por fim, podemos dizer que a função da educação sanitária é construir uma transformação motivada por necessidades que são sentidas por toda a população, além de auxiliar as autoridades na busca por resultados positivos na gestão de serviços como abastecimento de água, redes de esgoto, drenagem urbana, coleta, entre outros
Tá… Mas como funciona na prática?
Em um país como o Brasil, no qual quatro em cinco cidades ainda despejam esgoto sem tratamento em rios e com cerca de 100 milhões de pessoas que não possuem coleta de esgoto, a educação sanitária deve ser uma prioridade
Pensando nisso, preparamos um guia prático do que precisa ser feito para que ocorra uma melhoria na educação sanitária. Você pode começar ainda hoje!
- Lave bem os alimentos, em especial as frutas e verduras que serão consumidas cruas. Inclusive nós temos um artigo sobre alimentação, que pode te ajudar.
- Embale bem o seu lixo, separando ele cuidadosamente, para evitar a transmissão de vetores causadores de doenças.
- Limpe a água antes de beber ou cozinhar: pode ser por fervura, cloração ou aplicando algumas gotas de água sanitária.
- Na falta de saneamento básico adequado, enterrar os excrementos longe de fontes de água, para evitar possíveis contaminações que possam te levar a desenvolver doenças e a prolifera-las em sua família.
Conte com especialistas para te ajudar na prevenção.
Aqui no Proteção 247 nós oferecemos uma série de serviços para te ajudar na prevenção de doenças, e você pode conhecer todos eles clicando aqui.
Caso tenha interesse em serviços mais específicos, como o Médico Online, onde você só precisa SOLICITAR uma consulta que te colocaremos em frente a um médico, online, em menos de 3 minutos, é só clicar aqui.
Ficou alguma dúvida?
O campo abaixo é seu!