Sintomas como falta de ar, fadiga, palpitações, inchaço dos tornozelos ou dor no peito podem indicar doenças cardíacas, como doença arterial coronariana ou insuficiência cardíaca, que podem ser fatais em casos graves.
No entanto, como as doenças cardíacas geralmente se desenvolvem com o tempo, é comum que os sintomas sejam vagos no início e possam até ser confundidos com outros fatores, como falta de condicionamento físico. É por isso que a doença cardíaca às vezes é descoberta apenas após consultas de rotina com exames como eletrocardiograma (ECG) ou teste de estresse.
Havendo suspeita de cardiopatia, é importante consultar um clínico geral ou cardiologista para uma avaliação detalhada e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir mudanças na dieta e medicamentos como anti-hipertensivos e diuréticos.
Principais Sintomas
1. Roncos durante o sono
Os roncos podem estar associados a doenças cardíacas como arritmias, insuficiência cardíaca e doença arterial coronariana. Além do ronco, podem ocorrer outros sintomas como falta de ar e dor no peito durante o processo de fazer esforço.
2. Dor ou desconforto no peito
A dor no peito geralmente é uma sensação de queimação ou pressão que geralmente piora com exercícios ou esportes. Geralmente desaparece com o repouso, em cerca de 30 a 60 segundos.
3. Tosse seca persistente
A tosse seca também pode indicar problemas cardíacos se estiver associada à falta de ar e/ou piora ao deitar.
4. Tonturas e desmaios
Tonturas e desmaios podem indicar que o coração está tendo problemas para bombear sangue pelo corpo. Estes são sintomas comuns em pessoas com condições como arritmia ou insuficiência aórtica. Geralmente há outros sintomas como palpitações, tosse, falta de ar devido ao esforço e dor no peito.
5. Inchaço nas pernas, tornozelos ou pés
Inchaço nos pés, tornozelos ou pernas pode indicar problemas com o coração que bombeia sangue pelo corpo, como insuficiência cardíaca, que impede o retorno do sangue das pernas e causa inchaço.
6. Cansaço
A fadiga é outro sintoma comum de problemas cardíacos, especialmente se ocorrer com frequência. Pode começar a aparecer durante atividades extenuantes, mas com o tempo é normal que afete as tarefas diárias, como caminhar ou tomar banho.Em estágios avançados, a fadiga também pode ser notada em repouso.
7. Falta de ar
A falta de ar geralmente ocorre com esforço, como subir escadas e morros, mas pode ser tão grave que prejudica as tarefas diárias, como caminhar ou tomar banho, ou mesmo em repouso.
Além disso, a falta de ar pode piorar ao deitar e atrapalhar o sono, de modo que a pessoa acorda várias vezes durante a noite e deve dormir com apoio, por exemplo, com vários travesseiros.
8. Cor azulada nas pontas dos dedos
A cor azulada nas pontas dos dedos geralmente é causada por uma diminuição no conteúdo de oxigênio do sangue, o que pode indicar doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca. Falta de ar e fadiga também são comuns nesses casos.
9. Palpitações ou coração acelerado
Coração acelerado ou palpitações podem ser um sinal de arritmia, insuficiência cardíaca ou doença arterial coronariana. Nesses casos, esses sintomas geralmente estão associados a falta de ar, fraqueza, tontura, desmaio ou dor no peito.
Como contratar um seguro Proteção 24/7?
Se você tem interesse em saber mais como funciona o seguro Proteção 24/7 como valores, benefícios e o que está vinculado à apólice, basta entrar em contato com a nossa equipe através do nosso WhatsApp.