A pandemia da Covid-19 fez com que a sociedade mudasse seu comportamento e buscasse por novas alternativas aos cuidados na saúde e, consequentemente, o corretor de seguro de vida também teve de mudar suas estratégias de vendas.
Desta forma, os brasileiros começaram a buscar por serviços de proteção à saúde. De acordo com a FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), só em 2020, houve aumento de 26,2% na contratação de seguro individual comparado ao ano anterior.
Já no início de 2021, o aumento foi de 24,9% comparado ao primeiro bimestre do ano anterior. Deste modo, a pandemia fez as pessoas mudarem seus hábitos e deixarem de pensar em questões financeiras para pensar na saúde, já que esse serviço pode ser usado a qualquer momento.
Para o corretor, isso trouxe muitas vantagens não só financeiras, mas também um crescimento justo em proporcionar boas experiências aos seus clientes e entender a necessidade de cada um.
Para entender quais dicas você, corretor, deve seguir para aumentar suas vendas, então continue neste artigo conosco.
1. Invista nos melhores argumentos
Você deve entender que o seguro de vida não é um simples produto, mas sim uma prestação de serviço que possivelmente, seu cliente utilizará a vida toda e quer contar com coberturas de qualidade.
Por isso, você deve apostar nos melhores argumentos, já que estará com a apresentação dos resultados em mãos para mostrar ao seu potencial cliente sobre as vantagens em contratar um seguro de vida.
Em vendas, é preciso trabalhar com as palavras certas que atinjam o psicológico do cliente de forma positiva. Se porventura ele não tiver herdeiros, coloque-o em uma situação hipotética em caso de acidentes. Assim, perde seus movimentos motores e não conseguirá trabalhar.
Embora seja um cenário apavorador, é apresentando situações como essa que vai fazer com que ele entenda a necessidade de contratar um seguro de vida. Assim, ele entenderá que imprevistos acontecem e o seguro de vida traz comodidade e segurança nesse momento.
Outra vantagem que você pode tirar do seu cliente é ter uma conversa informal com ele. Assim, consegue extrair informações sobre sua vida, desejos, preocupações, o que de fato o aflige para você traçar os melhores argumentos durante a negociação.
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2. Saiba quais são as objeções do seu cliente em contratar o seguro de vida
Se você entender a objeção do seu cliente erroneamente, certamente não saberá como circundá-la. Desta forma, o cliente continuará na defensiva de que contratar um seguro de vida não é a melhor opção.
Para que isso não aconteça, é preciso identificar de fato qual o motivo pelo qual ele tem essa objeção. Entenda que, por muitas vezes, ele pode dizer uma coisa, mas pensar outra. Então, faça perguntas esclarecedoras e faça com que ele seja objetivo em suas respostas.
3. Foque na cobertura
Muitas pessoas veem o seguro de vida como algo fútil. Portanto, quando estiver em negociação com o cliente, pergunte a ele se não seria muito propício que, em caso dele vir a falecer, se seus filhos não pudessem lidar com a situação financeira que se encontram ou mesmo continuarem os estudos, que se trata de um assunto extremamente importante.
Quando foca nos benefícios que esse serviço traz, o potencial cliente vai entender a verdadeira finalidade e vantagem em contratar o seguro de vida. Por essa e outras razões, você saberá a melhor forma de como oferecer o produto.
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4. Fale sobre a cobertura de maior apelo
Normalmente, algumas operadoras oferecem coberturas diferenciadas em seus produtos e algumas delas são datadas de um apelo maior para a contratação do seguro de vida, o que auxilia no fechamento do negócio.
Portanto, você deve mencionar qual cobertura específica conforme a proposta enviada ao seu cliente. No momento em que você menciona sobre situações ocorridas em vida, você ganha um argumento mais assertivo para vender o seguro de vida. Assim, você transmitirá ao seu cliente que o seguro é muito mais que um seguro e sim uma utilidade de vida.